|
Terreno da SUO, no Orion: indicado como área para receber UBS (Fotos: Betto Ferreira) |
Os jardins Orion e Guanhembú I-II estão na programação de construção de
Unidades Básicas de Saúde (UBS) da prefeitura de São Paulo. Como a verba é do
Progrma de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, os equipamentos terão de ser construídos e não adquiridos por meio de locação, como tem feito a atual administração municipal. A informação foi dada pela
Coordenadoria Sul de Saúde, em 01/07, e confirmada pela
Supevisão de Saúde da Capela do Socorro, no último dia 12/07. Estão previstas, de acordo com os órgãos, três unidades no total.
No entanto, de acordo com a Supervisão, é preciso encontrar terrenos na região que obedeçam os critérios estabelecidos pela Secretária de Saúde do Município: ter 1000m quadrados e sem grandes declives ou aclives. Apenas uma área foi apontada pela Supervisão como apropriada para a construção: o terreno onde se localiza a sede da Sociedade Unidos do Orion (SUO), na rua José Francisco de Freitas, no Jd. Orion. Mas, ainda de acordo com a Supervisão, falta a aprovação dos técnicos da Subprefeitura.
INDICAÇÃO DE ÁREAS: Representantes dos moradores da região, apresentaram à Supervisão de Saúde da Capela do Socorro duas outras áreas para construção das UBS. Uma seria o terreno que fica ao longo da av. presidente João Goulart, altura do número 2900, próximo à praça Ramires Ferreira. Uma outra seria parte do terreno ocupado pela praça Rosely Ribalta, na av. Irmaã Dulce. Ambas as áreas, no Jd. Guanhembú-I.
|
Terreno ao longo da av. pres. João Goulart, próximo à pç. Ramires Ferreira,... |
|
...e parte da pça Rosely Ribalta, na av. Irmã Dulce, foram também indicados. |
|
O Jd. Guanhembu-II também foi indicado pelos moradores. |
A fim de que a região seja totalmente contemplada com a asssitência básica de saúde, o Guanhembú-II, do outro lado do clube do SESC Interlagos, também foi ndicado como uma opção para implementação da terceira UBS. A Supervisão de Saúde prometeu avaliar as áreas apontadas pelos moradores e dar informações sobre o andamento dos serviços. A progrmação prevê que as UBS devem ser construídas até 2013.
MAIS INFORMAÇÕES: A pedido dos moradores, o
deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), disse que vai encaminhar requerimento de informções sobre o andamento dos projetos junto à secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério da Saúde. Acompanhe aqui no blog.