domingo, 31 de maio de 2009

VILA NOVA CONQUISTA: MORADORES OUVEM DE REPRESENTANTE DA SABESP PROMESSA DE ÁGUA NO BAIRRO

Representante da Sabesp, sr. Welligton:
"Obras a partir do dia 08 de junho".


Em reunião realizada sábado, dia 30, no próprio bairro, os moradores da Vila Nova Conquista, próximo ao Jd. Orion, ouviram do representante da Sabesp, sr. Welligton, a promessa de que as obras para implantação da rede de água terão início no dia 08 de junho. Quanto ao esgoto, o representante disse não saber quando terá início. A Vila Nova Conquista, também conhecido como "Morro da Mandioca", existe há mais de 20 anos e, segundo dizem os moradores, muitas já foram as promessas de políticos para solucionar o problema da falta de água no bairro. De acordo com o convite que circulou pelo bairro, a runião foi convocada pela Subprefeitura Capela do Socorro, mas lá estiveram acompanhando o subprefeito políticos, como o vereador Goulart, e assessores de políticos da base aliada do prefeito Kassab, muitos dos quais acusaram as leis ambientais pela imposibilidade da infraestrutura do bairro. Mesmo ausente, o nome do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá foi o tempo todo lembrado pelo oradores.

DESINFOMAÇÃO: Durante a reunião, em que compareceu um bom número de moradores, o subprefeito da Subprefeitura Capela do Socorro, Valdir Ferreira, acusou os responsáveis do Jornal Brasil Atual de "oportunistas" e "irresponsáveis" por trazererem informações "mentirosas" sobre a remoção de casas no bairro. A matéria do jornal, no entanto, informa apenas sobre o Cantinho do Céu e o Jardim Gaivotas, bairros muito distantes da Vila Nova Conquista, cujos moradores reclamaram ao jornal a falta de informação da prefeitura quanto ao programa de revitalização daquela área. Seguindo a visão do subprefeito, alguns assesores políticos também demosntraram repúdio ao jornal, a quem acusaram de ser "coisa de petistas". O jornal informa, em matéria distinta, sobre o projeto "Bilhete Mirim", de autoria do vereador Alfredinho (PT), que prevê passagem livre de crianças de até 6 anos pelas catracas de ônibus e vans da cidade. Fotos do evento.
Subprefeito da Capela do Socorro, Valdir Ferreira,
com um exemplar do Jornal Brasil Atual: "Oportunismo".

terça-feira, 19 de maio de 2009

MORADORES RECLAMAM DO ABANDONO DA SEDE DO JD. GUANHEMBÚ

Imóvel da sede na rua
Comercindo A. de Oliveira:
escombros e lixo



Há anos, a SAGA (Sociedade Amigos do Jd. Guanhembú e Adjacências) está em completo abandono, ao menos, em sua estrutura física. No terreno, localizado na rua Comercindo A. Oliveira, altura do nº 240, no Jd. Guanhembú, onde havia a sede da entidade, há apenas escombros e muito lixo. Muitos moradores do bairro reclamam do abandono e denunciam que o lugar está sendo usado para outros fins. O espaço tem servido também de esconderijo para vários insetos, como ratos e baratas.

No passado, dizem os moradores mais antigos, a sede era espaço de realização de festas e de confraternizações dos jovens, e de reuniões de grupos de idosos. Ninguém sabe hoje quem são os membros da diretoria da entidade. Detalhe: na prefeitura a entidade está registrada em endereço diferente do de onde está localizado os escombros do antigo imóvel: rua Alfredo Cortês, nº 51, Jd. Maringá. Mais imagens.

1º DE MAIO: 200 MIL COMPARECERAM AO PARQUE DAS ÁRVORES

Público prestigia
show de Francis Lopes

Pres. da CUT estadual,
senador Supicy e Luiz Cláudio Marcolino


Cerca de 200 mil pessoas, segundo organização do evento, participaram da festa do Dia do Trabalhador promovido pela CUT (Central única dos Trabalhadores) em parceria com vários sindicatos no dia 1º de maio no Parque das Árvores. Grandes filas se formaram por aqueles que recorreram às várias ações de cidadania no local, como orientação educacional e jurídica, dicas e serviços básicos de saúde e expedição de documentos. Para a criançada, muitas brincadeiras e oficinas de circo. Na opinião de Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, uma das entidades trabalhistas responsáveis pelo evento, nada mais justo do que proporcionar ao trabalhador, além de reflexão sobre as questões do trabalho, momentos de lazer e cidadania. "Isso também é papel dos sindicatos", disse o sindicalista e ex-morador do Jd. Orion. Além de sindicalistas como Luiz Claúdio, importantes políticos, entre elstes os deputados federais Ricardo Berzoini e José Genoíno e o senador Eduardo Suplicy, marcaram presença no evento, que teve ainda as participações artísticas de Francis Lopes, Samprazer, a banda Tribo de Jah e as performances do Teatro Mágico. A festa começou por volta das 8 horas e terminou às 19h aproximadamente. Veja mais fotos do evento.

domingo, 17 de maio de 2009

EESQUECIDO PELOS POLÍTICOS, "CAMPINHO DO JD. ORION", VOLTA A TER VIDA PELAS MÃOS DOS MORADORES


Imagem do campinnho do Orion:
gramado natural
ganha vida após cuidados



Para muitos moradores, a região, que inclui os jardins Orion, Guanhembú, Maringá e Graúna, conta apenas com três equipamentos públicos: as escolas Santo Dias da Silva (Jd. Guanhembú) e Alexandre Ansaldo Mozilli (Jd. Orion) e a creche também localizado no Jd. Orion. De fato, é ainda muito pouco para uma região onde habitam mais 11 mil pessoas.
Mas, embora bastante utilizados por crianças e adultos, existe um outro espaço na região que também é um equipamento público de grande importância, além de ser o mais antigo de todos. Trata-se do "campinho de futebol do Jd. Orion". Fianl dos ano 70 e início dos 80, era conhecido como "o renascência", nome do único time que havia em toda região.
A razão para o campinho hoje não ser reconhecido pelos moradores como um equipamento de uso público, talvez se explique pelo descaso e indiferença dos políticos, apesar dos insitentes pedidos para que o espaço seja transformado em um Centro Desportivo Municipal (CDM).
Renegado pelos projetos políticos, sim, mas não pelos moradores. Com o surgimento de novos times de futebol na região, nos últimos anos o campinho está sendo muito bem cuidado pelos amantes do futebol. Ganhou cara nova. O gramado natural foi reaproveitado, novas medidas foram demarcadas e árvores plantadas em uma das laterais. Encolheu um pouco, é verdade, em função de algumas residências que existem hoje no seu entorno, mas o velho campinho resistiu ao tempo e ao abandono. Já se ouve dizer no bairro que ele voltou a ter vida.


Detalhe da lateral junto à rua
Gaspar José Raposo:
árvores embelezam o espaço.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

COPA GUANHEMBÚ: ÚLTIMA RODADA PROMETE EM EMOÇÃO

Time do Independente com seu novo uniforme: classificado no grupo A.

A II Copa Guanhembú está chegando ao final da fase de classificação. Com os resultados da penúltima rodada, a última rodada, programada para o próximo final de semana, no domingo, dia 16.05, ganha em emoção. No grupo A, Elite e Independente, ambos com 11 pontos, já estão classificados. Mas as duas últiamas vagas do grupo são disputadas de forma acirrada por 4 times: Renegados (10), Sai da Bota (9), BB9 e Explosão (7). No grupo B, Beira Rio (18), Guanhembú (17) e Caixa Dágua (15) já se garantiram na fase seguinte. A última vaga do grupo está entre Boca Jr (11 pontos) e Nova Conquista e Gama, ambos com 9. O Nova conquista leva uma ligeira vantagem porque ainda jogará duas vezes, em função de ter tido um jogo adiado. Basta ganhar os dois jogos.
ClÁSSICO DO ORION: na rodada do dia 03.05, Gama e Independente fizeram o clássico do Jardim Orion. De uniforme novo, o Independete (foto) venceu por 3 x 2, garantindo a classificação antecipada para a fase seguinte. A derrota deixou o Gama em situação difícil. Mesmo tendo vencido na penúltima rodada (5 x 3 sobre o Elite), o time gameiro terá de vencer seu último jogo e torcer por uma combinação de resultados.

sábado, 2 de maio de 2009

ALUNOS DA ESCOLA SANTO DIAS, NO JD.GUANHEMBÚ, CRIAM "CURSO PRÉ-VESTIBULAR"

O Projeto Atitude Estudantil, uma espécie de cursinho pré-vestibular, é uma iniciativa inteligente de um grupo de alunos da escola estadual Santo Dias da Silva do Jd. Guanhembú. O projeto tem como objetivo a preparação de alunos da própria escola - e de outras - que queiram entrar para a faculdade mas que não têm como bancar um curso pago. A iniciativa conta com a aprovação da direção da escola e com a participação voluntária também de professores. As aulas, que envolvem todas as disciplinas escolares, acontecem aos sábados a partir das 13:00h. Segundo Dhyonathan Silva e Pedro Henrique, alunos do 3º ano e idealizadores do projeto, a única prerrogativa é o compromisso com os estudos.